top of page
Foto do escritoreducação fisica

Atletismo: Conceito e Características das corridas de Pista

Atualizado: 3 de abr. de 2020


Atletismo: Conceito

Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), o Atletismo é considerado o esporte-base, pois sua pratica corresponde a movimentos naturais do ser humano, como correr, saltar e arremessar. Na explicação moderna, o Atletismo é um esporte que envolve provas de pista (corridas), de campo (salto e lançamento), provas combinadas como o decatlo e heptatlo (que envolve provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corrida de rua) corridas em campo (Cross country), corridas em montanhas e a marcha atlética.


Corridas de Pista

As corridas de pistas estão divididas em grupos, a saber: velocidade (100m, 200m e 400m – masculino e feminino), meio fundo (800m e 1500m – masculino e feminino), fundo (3000m com obstáculo, 5000m, 1000m e maratona), revezamento ( 4x100m e 4x400m), com barreiras (100m – feminino, 110m – masculino e 400m –masculino e feminino), e marcha atlética (20km –masculino e feminino e 50km – masculino).(Vieira,2007)


Pistas

A pista onde são praticadas as provas de corridas tem 400m, em formato oval (duas retas paralelas unidas por duas curvas), dividida em 8 raias, com largura entre 1,22 e 1,25 metros (Colli, 2004). É recomendado que a divisão entre as raias seja feita por linhas brancas, marcadas de maneiras uniformes e com a largura de 5cm (Vieira,2007)


Blocos de Partidas

É obrigatório o uso do bloco de partida (local onde os corredores se apoiam na hora da largada) desde 1973, em corridas de tiro rápido, como as de 100m, 200m e 400m , também podem ser utilizados em provas de revezamento e nas provas de barreiras, nas demais corridas eles não são utilizados (Vieira,2007).

Ao serem colocados na pista, os blocos não podendo ficar sobre a linha de partida ou mesmo ultrapassar para outra raia individual. Os blocos de partidas seguem algumas especificações como: devem ser feitos de material rígido e que não ofereça qualquer tipo de vantagem injusta para o atleta na hora da partida e fixados a pista por pinos que danifiquem o mínimo possível a pista, desta forma ao mesmo tempo que os blocos ficam fixos ao chão, sua remoção também é fácil (Colli, 2004).


Partida

A disposição dos atletas na larga pode variar, por exemplo para as corridas de 100m os atletas são colocados lado a lado, uma vez que será percorrido apenas a parte reta da pista, nas demais competições os atletas são dispostos “em cascatas” e as saídas são feitas nas curvas. A linha de partida é sinalizada com uma faixa branca de 5cm de largura (Vieira,2007).

Ao entrarem na arena, os atletas recebem uma ordem apara tomarem seus lugares. Nas corridas até 400m, inclusive 4x100m e 4x400m, os atletas recebem os seguintes comandos: “aos seus lugares” ou “as suas marcas” e “prontos”, quando os atletas estão “prontos, a pistola é disparada, iniciando dessa forma a contagem do tempo (Colli, 2004). O autor Vieira (2007) complementa esse pensamento dizendo que no momento que o primeiro comando é dado, os atletas assumem suas posições, cada qual em sua raia, colocando as mãos e um dos joelhos no chão e os pés bem apoiados no bloco de partida e ao ouvirem “prontos”, levantam o quadril, e sem tirar às mãos do chão, tomam impulso para correr.


Corrida

Nas corridas individuais, cada atleta deverá manter-se em suas raias do início ao fim da corrida, isso se aplica também a qualquer parte de uma corrida que ocorra em pistas individuais, o não cumprimento leva a desqualificação do atleta. No caso de um atleta ser forçado ou empurrado por uma outra pessoa a correr fora de sua raia e caso seja comprovado que não houve vantagem material, esse atleta não deve ser desqualificado (Colli, 2004).


Chegada

A chegada é sinalizada por uma faixa branca que possui 5 cm de largura, ganha o atleta que passar com qualquer parte do troco pela linha de chegada (Colli 2004).

Referenciais teóricos:


  • Colli, Edudardo – Universo olímpico: uma enciclopédia das olimpíadas-São Paulo:Códex,2004.

  • Silva, Armando Freitas Vieira– O que é atletismo – Rio de Janeiro: Casa da Palavra:CBO,2007


Sites

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page