top of page
Foto do escritoreducação fisica

Educação Física em Roma: Origem do povo e estudo dos exercícios

Origem do Povo Romano Mitológica

Os povos sempre procuram explicar suas origens, e com o povo romano não foi diferente, eles buscava explicar suas origens através de várias lendas, sendo a mais conhecida a de Rômulo e Remo (Funari,2002).


Ramos (1983), autor do livro : "Os exercícios físicos na história e na arte – Do homem primitivo aos nossos dias atuais" , corrobora com a ideia de Funari, ao dizer que a origem do povo romano é incerta, uma vez que estava pautada em Mitos e não em informações concretas. Dizia-se que o povo era descendente de Enéas príncipe Troiano que viajou até ao Lácio e casou com a filha do rei. Sobre a lenda da fundação da cidade de Roma, Funari diz em seu livro que a mesma foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, ambos foram encontrados nas águas do rio Tibre por um pastor e sua esposa, contudo antes de serem encontrados eles eram amamentados por uma Loba, que cuidava deles.Após a fundação da cidade de Roma no século VIII a.c. Rômulo foi seu primeiro rei, o que deu origem a dinastia dos Tarquínos (Ramos,1983).

Histórica Em períodos distantes povos indo-europeus povoaram a península Itálica. Com o passar do tempo etrusco, gregos e gauleses se miscigenaram, através das migrações e guerras ocorridas. A cidade de Roma, considera ponto de grande importância da civilização italiana, teve seu desenvolvimento em uma terra onde já se encontravam duas civilizações magnificas a dos etruscos e gregos (Ramos, 1983).

A história de Roma é dividida tradicionalmente em três períodos: Monarquia (753 a.c. à 509 a.c.), República (509 a.c. À 27 a.c.) e Império (27 a.c. à 395 d.C.) (Funari,2002), e para que tenhamos mais facilidade para estudarmos os exercícios físicos em Roma vamos considerar essa divisão (Ramos,1983).


Estudo dos Exercícios Monarquia (753 a.c. À 509 a.c.) Neste primeiro momento da história do povo romano, o exercício físico de influência Etrusca, era utilizado apenas para a preparação militar, em primeiro momento na defesa de Roma e posteriormente na conquista interna. Os exercícios praticados neste período: marchas, corridas, saltos, transportes de fardo, arremesso de dardo com caráter militar, arremesso de disco, esgrima, lutas, pugilismo, exercícios equestres e natação (no rio Tibre) (Ramos,1983)

República (509 a.c. À 27 a.c.) No período da Republica temos a acentuação da predominância militar nos exercícios físicos na cidade de Roma (Ramos, 1983). O Campo de Marte, situado fora de Roma, numa grande planície junto ao Tibre, por trás do Capitólio e do Ouirinal, deve ter surgido neste período. Neles os jovens adestravam-se diariamente nos exercícios militares, à semelhança dos espartanos cumpriam um programa ditado pela necessidade bélica.

Uma vez que Roma já era marcada pelo militarismo desde o período da Monarquia, a adoção da Republica só fez acentuar o aspecto militar das atividades físicas desenvolvida em Roma (Saba,2001).

Os romanos conheceram os exercícios gregos, quando os mesmos já estavam em processo acentuado de declínio e passaram a encara-los através de outra ótica, salvo por alguns homens públicos. Dessa forma os exercícios eram vistos sempre como uma formação do guerreiro em primeiro lugar, pois a preocupação não era com a harmonia entre forma e proporções como os gregos e sim em formar o homem “forte” e “maciço” (Ramos,1983).

Império (27 a.c. à 395 d.C.) Neste período sem solução de continuidade, não houve mudanças nos exercícios físico, até que aos poucos, foram caindo em absoluto abandono, salvo os que deturpavam o exercício útil e salutar, tais como combates de gladiadores, naumaquias e venações, por exemplo (Ramos,1983)


Referenciais teóricos


  • FUNARI, Pedro Paulo A.Grécia e Roma - 2 Ed - São Paulo: Contexto. 2002.

  • RAMOS, Jayr Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte – Do homem primitivo aos nossos dias atuais. São Paulo: Instituto Brasileiro de Difusão Cultural S.A.,1983.

  • SABA, Fabio. Aderência - À pratica do exercício físico em academias – 1ª ed., São Paulo: Manole,2001.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page