top of page
Foto do escritoreducação fisica

Educação Física na Grécia: Características e Instalações


Povo Grego

A Grécia Antiga era formada por cidades-estados ou pólis, e cada uma delas possui suas próprias leis, ou seja, eram independentes administrativamente. As duas principais polis do mundo grego eram: Antenas que tornou-se conhecida como a cidade da educação e do aprendizado e Esparta que ficou conhecida pela força de seu exército (Nicholson,1996).

O povo grego acreditava que os primeiros habitantes da Grécia eram deuses e heróis com poderes divinos que vieram à terra e ensinaram aos homens os bens da vida social. Esses deus segundo eles moravam no monte olimpo e tinham as fraquezas, paixões e virtudes humanas.(Ramos,1983)


Característica da Educação Física Grega

Temos uma educação física no início do mundo grego quase exclusivamente utilitária e guerreira, com o passar do tempo sem perder suas características iniciais, tornou-se pedagógica e eugênica.(Ramos,1983)

Exercícios Físicos e Instalações

Os exercícios físicos estavam integrados na cultura grega, desde seu período heroico até a sua decadência. No início da civilização grega os exercícios físicos eram praticados ao ar livre em locais sem nenhuma preparação e com o passar do tempo foram erguidas em toda a Grécia instalações adequadas aos treinamentos e competições. Ramos (1983) descreve as instalações onde eram praticado os exercícios físicos na Grécia:


Ginásio: Estabelecimento público destinado ao treinamento dos atletas, possuíam salas cobertas e locais ao ar livre.


Palestra: Normalmente eram instituições particulares com dimensões pequenas ou parte do ginásio, servindo para a prática das atividades físicas em geral, particularmente para as lutas.


Estádio: Local para as práticas e combates esportivos, principalmente corridas, salto em distância, arremesso do disco e do dardo, luta, pentatlo, pugilato e pancrácio.


Hipódromo: Local com disposição idêntica ao estádio, reservado às provas equestres e às corridas de carro.


Teatro: Local para apresentação de tragédias, comédias e danças e, eventualmente, certas competições desportivas.


Referenciais teóricos:


  • Nicholson, Robert - a Grécia antiga: fatos, histórias,atividades.São Paulo, Edições Loyola, 1996.

  • Ramos, Jayr Jordão - exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nosso dias.São Paulo/SP-Imbrasa,1983.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page