top of page
Foto do escritoreducação fisica

O Estresse e a Atividade Física

O estresse é uma reação do indivíduo a uma situação que é percebida como ameaçadora. Essa reação a ameaça é recebida pelo organismo, que secreta um grupo de hormônios que ajudam na mobilização de fontes de energia que auxiliaram o corpo para combater ou se retirar Sharkey, 2006). O estresse é uma resposta do nosso emocional para os acontecimentos de nossa vida, portanto o que uma pessoa pode considerar como uma situação estressante, para outra pode ser estimulante Guiselini (2006).


Evolução do estresse

Em informações fornecidas pelo site do Ministério da Saúde, temos dados a respeito da evolução do estresse, que ocorre em três etapas:


1 – Fase de Alerta: caracterizada pelo momento em que o indivíduo entra em contato com o agente estressor, os sintomas apresentados nesta fase são: mãos e/ou pés frios, boca seca, suor, dor no estômago, dentre outras.


2 – Fase de Resistência: Nesta fase o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo. Nesta fase temos sintomas como problemas com a memória, mal-estar generalizado, sensação de desgaste físico constante, mudança no apetite, e outros.


3 – Fase de Exaustão: Nesta fase podemos ter o surgimento de várias doenças. Os sintomas da fase de exaustão podem ser: Diarreia frequente, dificuldades sexuais, tiques nervosos, hipertensão arterial confirmada, problemas de pele, entre outros.


Como lidar com o estresse

O autor do livro Adaptação Física, Saúde e Bem-Estar, diz que estado constantes de ansiedade ou raiva, acabam por deixar as pessoas amargas, irritadas, rancorosas, e esse estado constate das pessoas com energia pessoal e emocional baixa, faz com que o corpo não consiga aguentar essa carga, excessiva e contínua, deixando a pessoa vulnerável ao surgimento das “doenças de fundo emocional” Guiselini (2006). Alguns autores acreditam que o estresse se tornou um dos principais problemas de saúde dos tempos modernos. (Sharkey, 2006).

O controle do estresse está ligado à capacidade de enfrentar as situações do cotidiano e os acontecimentos pessoais de maneira positiva, otimista e construtiva, uma vez que é impossível eliminar os fatores de estresse do nosso cotidiano (Guiselini, 2006). Neste caso o que podemos fazer e minimiza-los, através da prática de atividades físicas moderadas que podem ajudar a diminuir seus efeitos, uma vez que são relaxantes e tranquilizantes e tem demonstrado agir contra a tendência de formar coágulos de sangue. A atividade física regular intensifica a função do sistema imunológico. (Sharkey, 2006).

Portanto estresse faz parte de nosso cotidiano, e como não podemos eliminá-lo, devemos lidar da melhor forma com ele, buscando sempre enxergar o lado positivo de uma situação estressante e praticar atividades físicas regularmente, o que nos auxiliará na redução de seus malefícios.


Referenciais teóricos:

  • Guiselini, Mauro – Aptidão física saúde e bem-estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos – 2.ed.-São Paulo: Phorte,2006.

  • Sharkey, Brian J.- Condicionamento físico e saúde – 5.ed. – Poro Alegre: Artmed,2006.

  • Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde: Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2068-estresse , acessado em 20/10/2019.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page