top of page
Foto do escritoreducação fisica

Academias: Planejamento Estratégico (Analise de Mercado)

Atualizado: 21 de abr. de 2020


Conforme informação divulgada no site da revista Você/Sa (06/03/2019), o mercado Fitness movimenta no Brasil a cifra de R$2,1 bilhões de dólares, claro que esses valores estão diluídos entre as academias, moda, tecnologia e até no ramo da beleza. Em se tratando especificamente das academias, como essas se preparam para o mercado, será que elaboram um plano de negócio ou elaboram um plano de marketing? Como elas preparam-se para atuar no mercado? Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da utilização de algumas ferramentas estratégicas para se ter sucesso na abertura de um empreendimento.


Para que uma empresa venha a obter sucesso no mercado onde pretende atuar tornar-se necessário segundo Costa (2007), que ela venha primeiramente fazer uma análise de seu ambiente externo e dentro deste venha a verificar as tendência (São variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistentes, que podem afetar de forma leve ou profunda os negócios ou as atividades da instituição) e descontinuidades (São mudanças bruscas no ambiente externo à organização, que ocorrem em curtíssimo espaço de tempo, como uma revolução, uma mudança de governo, uma explosão, um terremoto) do mercado. O autor salienta também a importância de se fazer uma análise dos concorrentes e da concorrência, assim sendo nenhuma empresa deve agir como se atuasse só no mercado, pois a concorrência pode chegar e trazer novidades e soluções diferenciadas, tais como menor custo beneficio, ou até mesmo um serviço melhorado, por isso é de fundamental importância conhecer os concorrentes atuais e os potenciais, bem como o seu market share.


Os autores Biagio e Batocchio (2012) dizem que as empresas precisam identificar seus pontos fortes e fracos e suas oportunidades e ameaças. Esse levantamento pode ser feito através da matriz swot (strengths,weaknesses,opportunities e threats). Merhi (2013) descreve a matriz swot como uma ferramenta de análise de cenário e essa análise se divide em ambiente interno onde encontramos as forças e fraquezas e ambiente externo onde estão as ameaças e oportunidades. Após feito o levantamento das informações deve-se obedecer as recomendações a seguir para assim poder maximizar os resultados da análise, segundo Biagio e Batocchio (2012, p.84) :


Eliminar os itens classificados como pontos fracos onde a empresa enfrenta ameaças graves do mercado e tendências desfavoráveis no ambiente;
Capitalizar as oportunidades identificadas com os princípios norteadores onde a empresa apresenta pontos fortes perante o mercado;
Corrigir os itens classificados como pontos fracos onde a empresa identificou oportunidades potenciais de negócios alinhados aos princípios norteador;
Monitorar os itens classificados como pontos fortes nas áreas onde a empresa enfrenta ameaças e tendências desfavoráveis no ambiente;

A importância dessa matriz, que é uma ferramenta que auxilia a administração no processo de elaboração das estratégias da organização, está no fato de a mesma possibilita o confronto entre as variáveis (externas e internas), dessa forma favorecendo a aplicação de estratégias alternativas e/ou corretivas. Portanto torna-se de grande importância que a empresa venha utilizar essa importante ferramenta de planejamento estratégico, para que dessa forma venha a esta preparada para as mudanças nos cenários organizacionais Merhi (2013).


Após ser feito o levantamento, montagem e análise da matriz swot uma outra técnica muito empregada pelas empresas é a utilização do Benchmarking para fazer um comparativo do desempenho com as melhores práticas da concorrência (KAPLAN; NORTON, 2004). O autor Merhi (2013, p.34), conceitua Benchmarking da seguinte maneira:


"É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são conhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenho e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando o Benchmarking."


Portanto fica a dica, antes da abertura de seu empreendimento faça a análise do ambiente onde pretende atuar, mapeie seus concorrentes e faça a análise dos dados, utilizando ferramentas que auxiliam esse processo, tais como a Matriz Swot, o Benchmarking, dentre outras ferramentas disponíveis do mercado, pois através disso seu empreendimento já entra no mercado a frente de muitas outras empresas.



Referenciais teóricos:


  • BIAGIO, Luiz Armaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócios: estratégia para micro e pequenas empresas - 2ª ed. - Barueri,SP:Manole,2012.

  • COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos - 2ª ed. - São Paulo:Saraiva,2007.

  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Kaplan e Norton na prática - Rio de Janeiro: Elsevier, 5ª reimpressão,2004.


Sites


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page